quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Brotoeja

Oi mamães!
A Lua tá com brotoeja na barriguinha, alguma dica?

Beijos.

Obrigada pela dica.Coloquei a maizena em uma embalagem vazia de talco e estou passando nela.
Bom domingo!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Primeira consulta no dentista

Com toda essa função da escolinha acabei me esquecendo de contar que na semana passada tivemos a primeira visita na dentista.
A doutora foi super atenciosa e paciente com eles. Conversamos, ela me deu orientações gerais e dicas.
Eu estava na expectativa dessa consulta porque tenho dificuldade em escovar os dentes deles e porque a Lua tem os dentes de cima meio tortinhos.
Então vamos por partes:
Ela examinou eles (dentro do possível) no colo mesmo conversando e inventando história. A Lua colaborou e abriu a boca para a tia olhar os dentinhos mas o seu Matheus abriu o bocão no chororô e foi assim que ela conseguiu olhar os dentes do danadinho.
Apesar da minha dificuldade em limpar os dentinhos estão bem, ufa! E ela me orientou a escovar 3 vezes por dia para criar o hábito, mas a mais importante e que eu tenho que caprichar é a da noite. E nesse ponto já posso dizer: Bendita escolinha! A tia incentiva que eles escovem e depois finaliza, então eles estão cooperando afinal lá todos escovam os dentinhos.
E quanto aos dentinhos da Lua ela disse que ainda é muito cedo, aquela boquinha ainda tem muito o que crescer e os dentinhos podem ficar retinhos. De qualquer forma não há nada que se faça antes dos 5 ou 6 anos.
Voltaremos lá em seis meses.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Enfim sorrisos!

Que coisa boa, os dois andam se divertindo na escolinha!
Eu e a Oma estamos revesando e cada uma vai num dia. A chegada na escolinha começa a ficar mais tranquila e logo eles se soltam e vão brincar. Já concordam em ficarmos de longe, aí brincam um pouco, vem para dar um beijo e voltam para brincar.
Já gostam da tia, conversam, dão risada, fazem lanche com os coleguinhas.
Está tudo indo bem e logo vai chegar o dia em que dirão "Tchau mamãe!", aí a adaptação acaba!
O lado super bom disso tudo é ver como as crianças são tratadas, a rotina, o relacionamento entre os coleguinhas, alimentação, etc.
Estou sendo paciente e zelosa demais? Pode ser... mas eles estão lidando com os meus maiores tesouros, como não ser!?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Um dia depois do outro

Temos progressos, ainda bem! A Oma conta que o Matheus já está se entrosando e que a horinha complicada é a chegada. A Lua também tem seus momentos de chororô mas é mais por ciúmes da Oma "dela".
Para os pequenos se sentirem confiantes a Oma veste a camiseta: senta no chão, brinca junto, se entrega mesmo e é claro que não são só os meus filhos que adoram isso mas todas as crianças. Então a criançada vai se aproximando para brincar, abraçar, pedir colo, subir em cima...enfim...e a Lua não gostou nada nada disso!
O Matheus arrumou um amiguinho que também se chama Matheus e o amiguinho gosta do colo da Oma e a Lua contrariada com a idéia empurra o amiguinho do Teteu. Aí a Tia Vivi (a profe dos anjinhos) diz pra Lua que não pode empurrar o coleguinha e ela segue empurrando só com o dedo indicador para ser mais discreta!!
Enfim...acho que a Oma já tá cansando e espero que quinta e sexta corra tudo super bem para que segunda feira eu possa assumir o posto novamente e quem sabe em mais alguns dias finalizar essa etapa de adaptação.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Bagunça e Silêncio

Gostei muito do post da Calu do Mulher e Mãe, e com certeza como muitas mães também me identifico com muitos dos sentimentos que ela descreve tão bem no seu relato.
Algumas vezes o André já saiu com as crianças e eu fiquei em casa sozinha para poder adiantar o almoço ou dar um jeito na bagunça, ou a mãe me socorre quando me percebe estressada e leva os pequenos para um passeio estratégico ali na casa dela.
A primeira coisa que eu faço quando estou sozinha em casa é eliminar os barulhos para ouvir o silêncio. Adoro a paz do silêncio!
Na sexta feira aconteceu algo pela primeira vez, e fazia tanto tempo que cheguei a me sentir estranha: A minha santa mãe levou eles para a adaptação na escolinha e eu fui para o quarto, liguei o ar, abri o note, paguei contas,arrumei papelada, conversei sobre assuntos adninistrativos com o André que dificilmente conseguimos conversar, fiz telefonemas (claro que um deles foi para a escola para saber como andavam as coisas por lá!). E tudo isso com uma xícara de café do lado sem medo de alguém derrubar, sem aquele monte de barulhos de brinquedos, sem a galinha pintadinha, sem manheeeeee, ou aquele silêncio mais do que suspeito que é melhor conferir rápido o que está acontecendo... enfim, foi bom demais, e sem culpa, porque sei que logo eles também vão estar adaptados curtindo a escolinha aí vão estar lá fazendo a bagunça e o barulho e aprendendo e se desenvolvendo, e eu aqui, colocando a cabeça para funcionar ao suave som do silêncio e dos passarinhos!
Um beijo a todos, bom domingo!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Oma - A Missão

A semana avançando e o chororô do Matheus persistindo e piorando porque ele já não queria mais ir para a escolinha e pior ainda, a Lua vendo o chororô do mano passou a chorar também.
Putz... Putz... fiquei tensa... cheguei em casa cansada, parecia que um caminhão tinha passado por cima, e no dia seguinte tudo de novo.
Na quinta feira a Oma sugeriu acompanhá-los, quem sabe longe de mim mas com a referência dela que eles também amam de paixão eles não se sentissem mais seguros?
E não é que foi melhor mesmo?!
Tanto que a psicopedagoga da escolinha pediu que a Oma continuasse a adaptação porque o comportamento deles tá bem melhor, e que como muitas mães eu não estava conseguindo passar para eles a segurança necessária. A Oma com toda a paciência, experiência e tranquilidade consegue deixá-los mais seguros naquele ambiente.
Coitada da mãe.... criou 4 filhos, teve que adaptar os 4 e como se isso não bastasse ainda tem que adaptar os netos (e dois de uma vez só)!
Como eu me sinto com isso? Tranquila, porque quero o melhor para eles e se eu não estava conseguindo passar a tranquilidade necessária fico muito feliz por ter ela para me ajudar. 
Obrigada Oma!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Primeiros três dias

O apoio de vocês é muito confortador nessa hora de transição. Eu realmente não sabia o que me aguardava e tem sido uma experiência bem diferente e nessa hora o fato de serem duas crianças em adaptação pesa porque todo o meu sentimento de torcida e expectativa não se divide, mas se multiplica. A Lua é surpreendente, desde o início brinca e se mistura. Já o Matheus é o sr. chororô, quinta e sexta feira ficou literalmente grudado na minha saia e a "tia" me previniu que hoje ficaria mais com ele e eu ficaria mais distante. Ai que aflição! Como chorou!
Mas me disseram que é assim mesmo e que com o passar dos dias ele se acostuma. Disseram que "anormal" é a reação da Lua porque em geral as crianças estranham.
Vamos adiante... espero que a adaptação dele seja rápida, porque dá um aperto no coração sentir ele tão aflito. Mas sei também que é uma separação necessária e que vai ser bom para nós três.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dois anos, dois meses ...

... e escolinha!
A maior negociação para tomar essa decisão foi comigo mesma, mas estou precisando de uma trégua. De um tempinho pra cá sinto que eles estão precisando de mais do que eu posso dar, sinto que estão precisando de novidades, de conviver com outras crianças, de novos estímulos. E por concluir que vai ser bom para todos amanhã é o primeiro dia de escolinha.
Escolhi o turno da tarde e os próximos dias vão ser dedicados a adaptação (de nós 3!).
Estamos escolhendo começar em janeiro mesmo porque o André não vai tirar férias (portanto não podemos sair), estamos construindo nossa casa (portanto não podemos sair), o André não tem tempo e eu preciso ajudar a administrar a obra (e fazer cotação de preços com os pequenos em volta tem sido um estresse), e porque falta bastante tempo para o inverno.
Espero estar tomando a decisão certa, espero que eles gostem, espero que seja uma nova etapa, um novo ano, positivo para todos.
Torçam por nós! ;-)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Momento Lua

Dia desses ainda antes do Natal, a Lua explorava a folhagem que temos na frente de casa... enquanto isso eu brincava com a câmera observando minha pequena.
******************************************8
Hoje o Matheus passou o dia melhor. Ontem a noite ainda teve febre de 39.2 e hoje de manhã 38.5 mas no resto do dia se alimentou bem e se mostrou bem disposto. Acho que ele está dando a volta.
Mas em função da situação dele ainda não conheci a escolinha, vou deixar ele ficar bem.


Lisa, se puder me passa o teu e-mail para conversarmos melhor sobre as escolinhas. Bj


Mariana,muito obrigada pela dica. Bj

Ju, dá sim um dó danado quando a gente tem que forçar o remédio. Eles já estão enjoadinhos e ainda tem que tomar aquela coisa na marra. Eu explico que é para o bem deles, para o dodói ficar bom, etc...e simbora. Quanto mais rápido melhor... tadinhos!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Obrigada

Obrigada pelo apoio, pelas preciosas dicas e pelo carinho.
Hoje o dia foi muito bom se comparado a ontem! Durante a noite os dois ainda tiveram um "piti" e a noite foi curta. Hoje pela manhã liguei para a mãe,contei nossas aventuras e ela me deu o presente de buscar eles e eu e o papai demos uma respirada.
O Opa fez um churrasco "tri" bom e tivemos uma tarde super agradável mas...
... as 18h o Matheus teve febre de 38.7. Liguei para a pediatra e ela disse que seria bom fazer um hemograma para ver se tem mais alguma infecção escondida que o antibiótico não está pegando. Ok, fomos para o hospital (a Oma veio comigo e o André ficou com a Lua). O médico de plantão examinou e pediu o hemograma e um RX de tórax. O Matheus colaborou muito e foi super comportado, nem chorou na coleta de sangue e olhou a seringa com atenção quando o enfermeiro disse que estava tirando suco de uva do braço dele!!!
Duas horas depois o médico disse que ambos os exames estavam bem e que ele está realmente com uma amigdalite super resistente.
Ficamos todos aliviados! Chegamos em casa as 23 horas.


Oi Dani, obrigada pelo apoio.... o jogo aqui tá duro mas vai melhorar.

Giselle, pois é... eu sei que depende muito da minha paciência. Se eu fico irritada é incrível como se reflete neles e ficam mais agitados. Eu tento,é um exercício diário tu bem sabes mas meu palpite por tudo que vocês me falam é que é o momento sim da escolinha entrar em cena.

Oi Lisi,eu já tinha lido sobre essa fase dos dois anos (mas quem sabe eu tivesse sorte de não acontecer!!!) e estamos optando por ignorar os shows de birra. É difícil, mas vamos em frente. Gostei muito da idéia do timer, vou tentar! Obrigada pela ajuda. 


Dani, esses dois aninhos são uma surpresa e tanto heim!?  Como dizem: "ainda bem que passa!"


Adriana, também acho que a rotina, novidades e atividades de escolinha vão deixá-los mais tranquilos... acho que eles já estão precisando  mais do que eu posso oferecer. Amanhã vou conhecer a escola. Te mandei um e-mail com o telefone da odonto pediatra.


Oi Sandra, obrigada pelo apoio. Se é coisa da idade ainda faltam onze meses... ai ai ai!

Lisa, tem duas escolinhas com boas indicações em Porto Alegre: a Yellow Kids e a Constructor, mas são bem caras (pra mim tem que ser algo bem mais em conta, ainda mais que é x2) .


Camila, concordo contigo e estou levando muito isso em consideração por isso acho que vai ser bom para nós três.


Babi, obrigada pelo teu comentário tão carinhoso. Sim, ter gêmeos é tudo isso: cansativo, custoso,etc ... mas apesar de tudo é MARAVILHOSO, esses danadinhos conquistam a gente com cada sorriso e tudo vale a pena. Quem sabe em 2011 vem mais gêmeos aí? Vou ficar na torcida! 

domingo, 2 de janeiro de 2011

Socorro

Gente, tô surtando... preciso de ajuda.
Acho que o segundo aniversário foi um marco (para pior), eles estão terríveis. Tô completamente estressada e esgotada.
Eles brigam muito por brinquedos, fazem birra se não são atendidos no que querem, o Matheus faz um escândalo para trocar fralda, é quase impossível escovar os dentes deles, eles não tem dormido a tarde e continuam pegando no sono a noite só comigo junto. É mole?... e para completar o quadro acho que a minha paciência acabou. Foram dois anos de dedicação absoluta mas segunda feira mesmo vou visitar uma escolinha e se eles gostarem e eu avaliar como boa vamos iniciar sim. Para viabilizar isso vamos ter que cortar outros gastos e isso de certa forma também vai recair sobre mim, mas acho que é a hora. Talvez eles estejam precisando dessa convivência com outras crianças e de noções que só se aprende no convívio coletivo e com a ajuda de profissionais. Eu não sei, não estou mais dando conta.
Hoje o dia foi um absurdo... tivemos que sair de carro duas vezes para parar um pouco o chororô, as reclamações e as brigas. Na primeira vez saiu o André para que eu pudesse fazer o almoço e de tarde eu saí para que ele pudesse contemplar um pouco o silêncio.
Agora a noite (já lá pelas 22:30) fui colocá-los para dormir, mas a Lua não queria dormir. Não queria nem ficar no quarto e começou a brigar e chorar.O André também foi lá e conversamos, contamos histórias, tentamos distrair, brigamos... e ela chorava furiosa sem parar. Voltei para a sala já era uma da manhã. 
Como diz minha mãe "o dia foi punk".
Durante a semana passada eles se resfriaram. Fui no médico na segunda por causa do Matheus, na quarta porque a Lua teve febre, na quinta porque no terceiro dia de antibiótico o Matheus passou a ter febre e trocou de remédio e hoje tive que ligar para a médica porque o antibiótico está fazendo mal para o Matheus e ele está com diarréia e com uma assadura horrorosa que a cada troca tem que dar banho para não passar lenço no bumbum dele. E para completar eles odeiam tomar o remédio, cada vez eu tento negociar, conversar, propor alguma troca, mas no fim acaba sendo na força mesmo... morro de dó. O Matheus volta e meia cospe fora e tenho que complementar, e a Lua (que nunca foi chata para tomar remédio) chegou a vomitar na primeira vez que tomou.
Era tudo tão tranquilo... o que está acontecendo?


Desculpem o desabafo, mas estou realmente perdida e cansada.