quarta-feira, 30 de novembro de 2011

3 anos e sem sinal de tirar as fraldas

Durante esses três anos várias vezes eu me surpreendi com o tamanho da minha paciência. Muitas vezes consegui me resolver bem em situações que mães de um filho só se estressaram, mas... nesse momento tão delicado do pra mim tão temido desfralde a paciência está me faltando.
Depois de quatro dias limpando poças de xixi e cocozinhos rolando pela casa hoje eu coloquei uma fralda em cada um e entreguei os pontos. Durante esses dias não houve nenhum xixi no penico, nem um sequer! Eles não querem ir, quando vão não fazem nada e depois vai tudo na roupa e no chão.
Então hoje para não ter um ataque (que não ajudaria em nada o processo) eu momentaneamente desisti. Frustrada é claro, mas não estou conseguindo lidar com isso. Pensei que eles estivessem prontos pois a gente conversa muito sobre isso, pensei que rapidamente eles iriam se sentir mais confortáveis sem fralda e sacar como funcionam as coisas, ou que, pelo menos, durante esses dias tivessem feito um ou dois xixizinhos no penico para me dar uma pontinha de esperança!
Enfim... tô desabafando mesmo... e aceitando todas as sugestões, conselhos, simpatias, etc.
:-(

7 comentários:

Cléo Silva Oliveira disse...

Oi Cris, parabéns pela família linda. Estou começando agora nessa lida do desfralde, como é difícil... Os meus tem 1 ano e 9 meses. Mas tenho consciência que as coisas acontecem ao seu tempo, mesmo a gente ensinando, falando, fazendo com que eles compreendem, cada criança é diferente um do outro. Procurei saber muito sobre esse momento, mas vi que tudo que li aparentemente é fácil, mas na pratica vemos o quanto é complicado, e quanto mais eles sentem cobrados pelo tal xixi ou coco, mas eles demoram, creio que se torna até psicológico. Aqui nem querem sentar no troninho, mexe pra tocar musica, mas não sentam. Eles até avisam quando estão fazendo coco, mas não da tempo, quando querem sentar, ficamos horas e nada, e quando tiramos eles fazem Com uma criança é difícil pra umas, outras já falam que foi rápido, como disse vai de cada criança. Agora no nosso caso dois ou mais acho que se torna mais complicado ainda. Estou nessa fase. Boa sorte a nós e muita paciência. Bjs

Roberta "Mimi" disse...

Cris,
cada criança tem seu tempo, e talvez você precise esperar um pouco (pouco!) mais. Navegando pelos blogs vejo que você não é a única.
Estou criando coragem para começar o desfralde agora em dezembro. Sinceramente acho que o Miguel será desfraldado primeiro, e vamos ver se a Rutinha vai no embalo.
Outras mamães mais experientes poderão te dar uma luz.
Beijo e fique com Deus,
Roberta

disse...

Oi Cris
Meu pequeno desfraldou não faz muito tempo (começamos em agosto) e até a noturna já tiramos agora a pouco porque ele não quis mais fazer nada na fralda... Foi um processo tranquilo, porém lento... Comecei colocando o penico no banheiro no começo do ano e explicando pra que servia (ficou lá por meses servindo de enfeite, rsrsrsr). Depois comecei tirando a fralda só na hora do banho e colocando ele lá sentado, as vezes saía um xixi ( e elogiávamos muito!!), mas muitas vezes nada... Quando deu uma esquentada no tempo eu comecei deixando ele de cueca e levando ao penico em intervalos de 1 hora e meia. Os dois primeiros dias tivemos alguns acidentes, mas daí pra frente foi tranquilo... Na escolinha me orientaram a não colocar fralda mais de dia, mesmo quando saíssemos então na primeira semana eu evitei sair pra não passar aperto, e por uns 2 meses ele só fazia xixi sentado (no penico ou no vaso com redutor). Só agora começamos a ensiná-lo a fazer em pé. Me orientaram a não ficar tirando e colocando a fralda pra não confundir, tipo, tirar qdo acorda e colocar na hora do almoço... Quando começar tirar de uma vez de dia e só colocar pra dormir), mas não tem problema nenhum em voltar atras e usar a fralda normalmente. Melhor esperar o melhor momento e tentar novamente... Eu confesso que até demorei um pouquinho (ele estava com 2 anos e 6 meses) porque EU é que não estava muito segura, mas quando resolvi fui em frente!
Se quiser conversar mais sobre isso, me manda um e-mail, ok?
Bjos e fica tranquila, daqui a pouco você tenta de novo e vai dar certo, tudo tem a hora!!!
Bjos
(rena.nunes@bol.com.br)

Robertha disse...

Oi Cris!
Disso eu entendo! Aqui foi bem difícil, na verdade ainda não terminei o desfralde de todos.
A dica q te dou q funcionou comigo é tentar desfraldar um por vez.
Comece pelo que vc sabe ter mais maturidade e insista nesse. Aqui comecei com o Heitor, depois de uns 3 meses fui pra Helena e falta o Lúcio (Já q o Pablo não será desfraldado por motívos óbvios). O Lúcio ainda está longe de ter maturidade pra isso, portanto resolvi esperar mais. Conversei com o neurologista do Heitor e ele me disse q até os 4 anos é normal. Só a partir daí é q deve se investigar a falta de esfincter.
OS meus estão com 3 anos e 2 meses e só penso em começar com o Lúcio qdo ele se mostrar mais preparado. Acredito q ele chegará ao desfralde mais próximo dos 4 anos mesmo.
No mais, boa sorte!
Abraços.

Carol Hinrichsen disse...

É não tem formula... é dificil... exige mais paciencia do que um dia sonhamos que precisariamos e muita força de vontade... Os meus desfraldaram esse ano com 2 anos e meio... Eles se atrapalhavam... quando um fazia na roupa o outro fazia logo em seguida... na roupa também é claro! Temos penico em todos os banheiros da casa. Depois de 1 mes achei que estava tudo otimo e um voltou a fazer na roupa..por pura preguica! Ja passei por xixi dentro de loja, no shopping, no supermercado enfim...um processo longo e desgastante... mas o bom é saber que no final tudo dará certo!!! Afinal não se ve muitas crianças com 5 anos que ainda usam fralda... então uma hora vai! Força!! bjs, Carol

Pat disse...

Com os dois ao mesmo tempo é difícil mesmo. Aqui em casa comecei com a minha filha, que é mais amadurecida. Depois de um mes e meio e algum sufoco, ela já estava desfraldada e passei ao desfralde do meu garotão, que durou mais de dois meses.

Não é fácil, dá aquele trabalhão, idas ao peniquinho de hora em hora e observação das carinhas "de aperto", mas depois é recompensador e eles ficam tããão orgulhosos que é de babar.

Anônimo disse...

Oi, Cris!

Estou justamente no processo de desfralde, que começei com meus filhos (um casal de gêmeos) em outubro (eles estavam com 23 meses). No início foi difícil, começei num sábado. Nunca limpei tanto chão de xixi!

Mas fomos explicando para eles, levando ao pinico, mostrando de onde saia o NOSSO xixi (sim, quando eu ou meu marido íamos ao banheiro, mostrávamos para eles).

Também levávamos as bonecas, carrinhos, bolas... tudo o que eles gostam... para o banheiro e dizíamos que a bola ou a boneca estava fazendo xixi. Depois, era a vez de algum deles sentar no pinico. Apenas sentar, para ir acostumando.

E também, depois que um deles fazia xixi no chão, a gente levava ao banheiro e mostrava o pinico, dizendo que ali era o lugar correto de fazer xixi, que eles já estavam grandinhos e etc. Mas sem reprimir, como uma brincadeira.

Outra coisa importante: se tirar a fralda, não coloque mais! Apenas para dormir, senão confunde a cabeça deles.

Minha filha, em uma semana, já estava pedindo para ir ao banheiro.

Meu filho demorou quase um mês. Cada um tem seu tempo.

Ainda hoje, passados 2 meses, às vezes algum deles está tão entretido com alguma brincadeira que faz xixi perna abaixo... Acho que faz parte do processo...

Não desista! E lembre-se, uma hora eles aprendem! Afinal, nunca vi criança com 5 anos, por exemplo, usando fraldas...

Espero ter ajudado!


Bj!
Patrícia