quinta-feira, 15 de setembro de 2011

E agora: o desfralde

Durante o inverno ouve um alarme falso, mas agora com o fim do inverno e as vésperas de completar 3 anos, tenho que desfraldar a dupla. E esse assunto sempre me deixou insegura, acho uma etapa complicada e tensa.
Já me disseram que eu tenho que tirar a fralda, explicar,  levar no pinico de 20 em 20 minutos e levar os escapes numa boa.
Hoje fiz isso mas quando levo eles no banheiro eles não fazem nada. Levei de novo e nada. Aí foram brincar e fizeram xixi, ou seja, não entenderam e só quando se distrairam é que fizeram xixi.
Preciso de dicas... preciso saber como as mamães passaram por essa etapa.
Beijos.

16 comentários:

Roberta "Mimi" disse...

Cris, tudo bem?
Vou começar o desfralde dos meus também no verão, quando eles estarão com 2 anos e 6 meses. Como eu ainda não passei por essa etapa, não tenho como te contar a nossa experiência.
Sugiro (é o que vou fazer) que você leia em sites legais sobre o assunto, em revistas, converse com outras mães, mas, ACIMA de tudo, não se desespere, cada criança tem seu tempo, ela precisa de controle do esfincter e principalmente entendimento do que está acontecendo. Leve numa boa, sorria e ria, incentive, e quando você (e eu!) menos esperar, estarão todos desfraldados (e nós felizes, principalmente pela economia de fraldas! rsrsrs).
Eu "radicalizei" e comprei um vaso sanitário infantil, mas que ainda não foi instalado - fiz um post.
Beijo, boa sorte e vou te acompanhando.
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

Renata disse...

Cris, como falei no facebook, eu ainda não iniciei o desfralde, até porque está muito cedo para isso, mas estou facilitando a hora do cocô, quando eles estão sem fraldas, no banho. Hoje de manhã, para minha surpresa, depois de apresentar o penico para a Carolina, ela sentou e lá ficou. Quando eu vi que ela tinha feito um pouco de cocô, perguntei se queria tirar a fraldinha e fazer ali e ela aceitou.... Ela terminou o cocô ali no penico mesmo, e comemoramos muito. Acho que ela até será capaz de querer sempre fazer o cocô no penico, porque ela é metida mesmo,..rsrsrs mas tem a questão do xixi,... e acho que isso só vou conseguir resolver no final do ano que vem, quando for verão, e eles estarão perto dos 3 aninhos.
Os teus filhos ainda vão fazer 3 aninhos, e acho que vai ser muito mais fácil quando chegar o verão. Agora, o mais importante, é tu não ficar tão tensa em relação a isso e tentar deixar acontecer de maneira mais natural... Uma hora eles vão sentir essa necessidade... Fica tranquila. E pensa,... Tu já viu uma criança com mais de 4 ou 5 anos usando fraldas? Eu nunca vi, e acho que isso faz parte do curso do desenvolvimento da criança. Tenta no verão,... eles vão estar mais preparados, eu acho. Bjos querida e boa sorte nessa nova etapa.

Adriana disse...

Cris, no começo é exatamente assim mesmo!Quando acontecer vc "comemore" o fato, eu sempre dizia "olha, a Giulia fez xixi que lindaaaaa, agora a mamãe vai te mostrar onde é para fazer da próxima vez" E isso se repetiu muitas vezes até que ela começou a assimilar a idéia do xixi no troninho. Acho que todo o processo durou em torno de 10 dias. As vezes fica estressante a a gente tem vontade de deixar de fralda até os 15 anos, mas tem que ter persistência e acima de tudo paciência!!!! eu tb não deixava a Giulia sem fralda o dia todo, até porque irrita a criança esse fato de toda hora ficar perguntando e levando ao banheiro. Eu deixava apenas pela manhã e quando ela começou a entender comecei a aumentar o tempo que ela ficava sem as fraldas. E, não esqueça de no primeiro xixi no penico fazer muita festa e dar muitos beijinhos, aqui rolou até parabéns pra vc, hahahahaha coisa de louco ser mãe!!

Agora, EU preciso de dicas para ela largar as fraldas noturnas, durante o dia ela não usa desde 1 ano e 10 meses, mas a noite não tem jeito.

bj

Adriana disse...

Cris, dois links sobre o desfralde que eu postei no meu outro blog:

http://utilidadedemae.blogspot.com/b/post-preview?token=Au7uczIBAAA.KDiQMvX_Rb66Mows0im0Nw.OMILXIrwLlw2Eu5cXm4EnA&postId=5186561267341211729&type=POST

e

http://utilidadedemae.blogspot.com/2009/09/hora-de-tirar-as-fraldas.html

Anônimo disse...

Oi, eu sou a Luciane, mãe da Maria Luisa q tem dois anos e dois meses. Estou começando o desfralde dela e as professoras na escolinha me deram a seguinte dica: sentar do lado dela qdo colocá-la no pinico e dar um brinquedo que ela goste na mão para distraí-la...pode ser q funcione com vc. bjs

Mamãe Lú disse...

Cris, leio o seu blog porém não comento. Minha filha tem 2anos e 7 meses e está desfraldada desde março. Ela passa o dia na escola, que fez a maior parte do processo de desfralde, mas nos finais de tarde, de manhã e finais de semana eu continuava o processo. Foi difícil, estressante por uns 15 dias, até que ela começou a entender, assimilar e ai deu o "clic" e tudo começou a fluir, apesar de que ainda acontecem acidentes bem esporádicos. A dica que te dou é: paciência, paciência e mais paciência. Senta com eles, compra um penico confortável, convida pra fazer xixi com frequência, deixa eles levarem um brinquedo pra se distrairem, estimula. Não puna pelas falhas e elogie muito o acerto. Com o tempo eles acabam interiorizando e assimilando a novidade.

Elaine disse...

é
vai começar a prova de pasciencia que testa o limite da mesma!a minha pequeena de 2 anos esta na metade do percurso.digo metade porq ainda tenho o incoveniente de que ela sabe quando quer fazer coco e nao chama!ela vai num canto fica quietinha e ali faz coco na calcinha.so pede pra fazer xixi.toda veez que ela faz coco eu explico que ela é mocinha e tem que me chamar pra leva-la,mas ai quando tem vontade,vai pro cantinho qualquer e faz!mas como nao é o fim do mundo e um dia ela vai chamar pra ir no banheiro ,eu vou persistindo e explicando.
no inicio sempre existe os escapes ,mas por experiencia propria te digo que com muita insistencia eles acabam acimilando!bjus e boa sorte!

Anônimo disse...

Tina,
Uma coisa que eu aprendi sofrendo é que a gente não pergunta se eles querem sentar no penico/fazer xixi/fazer cocô (porque eles sempre vão dizer que não!). A cada 1/2 hora a gente diz: "Está na hora de sentar no penico (ou qualquer coisa que vc decida dizer), e depois parabenizar pela tentativa (mesmo que não tenham feito nada). Com o xixi, depois de alguns "acidentes" eles devem se dar conta de como funciona. Nos dias em que vc sabe que vai ficar direto em casa, dê pipoca bem salgada pra induzir eles a tomarem bastante água, daí vai ter mais oportunidades de aprender... :) Como já foi postado aqui, não esqueça de comemorar cada vez que eles fizerem alguma coisa. Com o cocô, eles precisam estar relaxados, por isso é uma boa ideia dar um brinquedo enquanto estão sentados, ou ler um livrinho pra eles mais ou menos na hora em que eles normalmente vão. Beijos e boa sorte! O processo todo não deve demorar muito (mas por uns dias vai parecer que levará uma eternidade!).
Uma dica pra quem postou sobre a fralda noturna: depois de 7 dias seguidos da criança acordar com fralda seca, pode arriscar tirar a fralda. Crie uma rotina de ir ao banheiro antes de deitar, e claro, nada de líquidos nas 2 horas antes de dormir.
Beijos,
Elisa.

Anônimo disse...

Bom.O desfralde é um processo que não deve em hipótese alguma ser apressado ou ser estressante.Vai sujar roupa, muita roupa, dá ansiedade, mas não pode ser forçado.É um processo natural de maturidade da pessoa.Tenho dito para a Cris que não tenha pressa e que cada um deles vai fazer no seu momento, vai entender no seu momento.É temerário, com consequências trágicas para a formação do individuo, uma criança com menos de 2 anos fazer isso.Também não é nenhum ato heróico, apenas algo natural. Sei que as mães ficam ansiosas, mas deixem que o click vem aos poucos.Como em todo processo de aprender do ser humano, tudo depende do "insight". E cada pessoas tem o seu tempo, que tem que ser respeitado.Nada resolve apressar.Um jovem de 15 anos na faculdade não é um gênio, mas alguém sem maturidade para enfrentar este desafio.Por isso não adianta forçar.Meu amor, tens o meu apoio. Estarei junto neste processo, incentivando e tentando dar o máximo de naturalidade inclusive quando "escapar" o que teoricamente não deve.Mas vamos confiar que vai dar tudo certo no seu tempo. Bjs minha amada. André

Marcia disse...

Cris, td bom? Aqui em casa, a Sofia deixou as fraldas no semestre passado e o Felipe ainda está de fraldas porque começou o inverno. É como as meninas disseram: no começo eles não tem muita noção, depois quando entenderem comemore cada vez que colaborarem, rsrsrsrs. Eu não sei se eles ainda estão na escola mas o processo com a ajuda deles é muito mais fácil. Grande beijo e boa sorte!

Dani e afilhadas disse...

Como disseram ai acima, dura uma ou duas semanas e normalmente eles nesse período já pegaram o jeito da coisa. O ideal é quando voce for ao banheiro, levar eles junto e mostrar, ou então mostrar outras crianças no banheiro. Incentive sempre, dizendo como é legal usar calçinha ou cueca legal. A Laura começou o desfralde em abril e creio que em maio já estávamos seguros para não ficar perguntando a cada meia hora se ela queria ir no banheiro. A escola teve uma grande ajuda também, pois ela via os amigos indo ao banheiro e fazia direitinho. O coco foi o problema, pois ela se recusava a fazer no vaso, só queria na fralda ou calçinha. Mas já tem um mes e ela aprendeu que é pra fazer no vaso, igual a irmã. Nessa hora, muita paciencia e em breve eles estarão desfilando por ai ainda mais lindos, sem as fraldas.
Bjs
Dani e afilhadas

Camila disse...

Cris, querida, o mais importante nessa fase é a paciência e a persistência! Desfraldei os meus verão passado e não foi fácil! É xixi pra mais de metro, mas faz parte! Comprei vários penicos e deixava um em cada canto da casa, assim onde eles estavam tinha um pertinho. E toooda hora perguntava se eles n ão queriam fazer xixi. De 10 em 10 minutos mesmo. Não esqueça que cada criança tem o seu tempo e que cada conquista merece "a" festa!
Boa sorte! Beijos nesses fofos!

Manu disse...

Oi Cris quanto tempo né!! sempre passo por aki mas muitas vezes não consigo comentar. Em relação ao desfralde iniciamos no Juan logo após o 2º ano, achei cedo demais mas a escola insistiu, em partes acho que foi cedo pq para o xixi até hj ainda temos várias escapadas e pouca paciência o coco em compensação foi surpreendente até hj foram somente umas 3 escapadas. Agora o xixi minha amiga vai treinando a calma,a paciência que vc vai precisar, mas te desejo sorte pq vc vai conseguir. Na minha opinião o melhor método é o da recompensa com adesivos a cada xixi no vaso eles ganham o direito de colar um adesivo numa cartolina, eu acho esse realmente bem didático.

beijos queridossssssss

Juliana Porto disse...

cris, é assim mesmo... com o tempo eles vão aprendendo.. alguns escapes acontecerão... só agora depois de alguns meses consegui definitivamente desfraldar o Lucas... cocô custou para sair no vaso! a minha dica é: não coloque fralda!! as vezes estamos cansadas de tanto lavar cueca e acabamos colocando fralda... isso confunde os pequenos...o jeito é fazer na roupa mesmo... com o tempo eles se sentem incomodados e começam a pedir.
com o Lucas funcionou muito ler um livro... quando via que ele ia começar a fazer cocô eu corria para o banheiro com ele e ele nunca queria ficar.. aí falei que ia leva-lo para o banheiro e ler uma historinha se ele ficasse sentado no vaso... até que acabava fazendo... hoje quando ele quer fazer cocô pede um livro rsrsrsr

Lei disse...

Oi Cris
Faz tempo que não passo por aqui. Nao sei se lembra, mas tb tenho uma duplinha tb (vao fazer 3 anos em outubro) e o desfralde pra mim tb sempre foi uma historia pra dar medo, ainda mais com dois! Agora os dois estao desfraldados (apenas minha moça as vezes ainda deixa escapar o cocô), mas no geral, fora as dicas acima, acho que com gêmeos é importante (pelo menos foi no meu caso):
- ter um pinico pra cada um. Isso ajuda, pq um senta do lado do outro e mesmo não fazendo, qdo um começa o outro vai entendendo.
- nao precisam ser os dois ao mesmo tempo. Eu comecei com os dois ao mesmo tempo e quase fiquei louca. Depois vi que o Lucas começou a entender mais rapido e fui com ele primero, deixando ele mais sem fralda, mesmo qdo escapava. Mas qdo ele fazia era a maior festa. Depois de 2 dias ele começou a ficar super regulado e desfraldou mto rapido. Com a Bianca foi mais lento, mesmo deixando ela sem fralda. Ela começou a entender mais e depois largou tb. Pelo menos assim só precisei correr atrás da sujeira de um por vez, rs...
Boa sorte e mta paciência!

Eu... disse...

Ei Cris,
Tem mto tempo q n comento aqui, mas essa semana q passou comecei o desfralde na segunda, é tensooo..pq é mto cansativo, fiquei apreensiva, morrendo de medo de ser precipitado, mas como amor e mtaaaa paciencia foi!! Minhas gemeas tem 2 anos e 1 mês, tem dez mil alarmes falsos, vez ou outra na primeira semana escapulidas.. onde eu ia levava o penico na sacola...hahaa..igual doida, pq colocar fralda para sair pensei q fosse confundi-las..e graças a Deus hj fazem 10 dias e elas n eram um.. Hoje constatei isso, pq fomos ao clube comemorar o dia das crianças, e elas sairam da piscina várias vezes pra fazer xixi no "piiico".. ai descansei..Desfralde realizado...
Boa sorte ai... agora vou esperar os 3 pra fazer o noturno...se bem q elas tem feito xixi antes de dormir, pela manhã qdo chego no quarto para tirar do berço gritam: xixi mamãe...piico... vamos vê..
Beijokas...Lara