quarta-feira, 7 de julho de 2010

Manobra de Heimlich - engasgo


Recebi do meu Pai um e-mail que acho interessante compartilhar. Principalmente por termos crianças pequenas não estamos livres de nos deparar com um engasgo.

"Sintomas do engasgo: a pessoa não consegue mais falar, fica agitada, aflita, leva as mãos a garganta e pode começar a ficar azulada. Pode perder as forças e até ficar inconsciente
A asfixia é uma causa comum de morte após engasgo com alimentos. É comum em crianças, ocorrendo também com os adultos.
Provocada por uma súbita queda de oxigenação, pode levar à morte em poucos minutos, se não solucionada rapidamente.
Balas, doces, bombons e alimentos diversos podem ser responsáveis por este evento.
Ao ser deglutido de forma inadequada, o alimento pode bloquear as vias respiratórias e a passagem de ar para os pulmões, ao impactar na garganta.
Uma manobra pode ser salvadora neste momento. Conhecida como Manobra de Heimlich, foi descrita em 1974 por Henry Heimlich. Inicialmente reconhecida pela Cruz Vermelha, foi adotada e difundida mundialmente como uma manobra salvadora de vidas. É uma tosse “artificial” ou “auxiliada”, com o intuito de expelir o objeto ou alimento da traquéia da pessoa.
Vamos conhecê-la?
Em primeiro lugar, mande alguém ligar para um serviço móvel de socorro enquanto você começa a prestar o socorro mais imediato. Certifique-se que a pessoa esteja realmente com dificuldades para respirar. Alguns sinais são característicos: ela tenta falar e a voz não sai. Começa a ficar agitada e confusa, levando as mãos para a garganta. A pele pode mudar de cor, passando a ficar azulada o que indica baixa oxigenação do sangue.
Inicie abraçando a pessoa pela cintura firmando os punhos entre as costelas e o abdomen. Puxe a pessoa para cima e em sua direção, rápida e vigorosamente quantas vezes forem necessárias.
Mesmo que a pessoa comece a perder as forças ou desmaie inicie a manobra o quanto antes.
Também pode ser feito com a pessoa sentada.
Concluindo:
A asfixia pode levar a vida de uma pessoa em apenas 4 (quatro) minutos.
A manobra de Heimlich pode ser útil e salvar uma vida quando um corpo estranho bloqueia a passagem de ar para os pulmões.
Quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar pela chegada de um socorro médico. A pessoa mais próxima precisa agir rapidamente!
Mais comentários?
Se puder, faça um curso de primeiros socorros.
Peça que não brinquem com este tipo de informação (não simular estar em apuros). Isto é sério! Procure aprender pois um dia qualquer você poderá ser útil para alguém.
Este é um serviço de utilidade pública. As informações aqui contidas destinam-se exclusivamente à aplicação em situações emergenciais que coloquem a vida em risco imediato, devendo ser tratadas com toda a seriedade e respeito!
Imagens obtidas na internet. Fontes de informação diversas."

Tomara que a gente nunca precise disso, mas é melhor saber.


Um comentário:

Vanessa Caubianco disse...

Ótimo saber disso!!!!
obrigada!
bjbj
Ah, se puder (e quiser), passa lá no meu blog e participa da campanha "O que vc fez pelo seu planeta hj.."!