quinta-feira, 3 de março de 2011

A infância não precisa de maquiagem

Recebi hoje do Grupo Cria a notícia que a Walmart americana está lançando uma linha de maquiagem específica para meninas de 8 a 12 anos. Que lamentável.
Já é tão difícil fazer a criança ser criança... A TV não colabora, o mercado consumista não colabora, muitas vezes os pais não colaboram. Os valores estão maquiados e acho  que uma criança de 8, 10 anos de idade deve estar preocupada em estudar, em brincar de bonecas e de cuidar do joelho ralado no tombo de bicicleta enquando apostava corrida com outras crianças da mesma idade.
A maquiagem até pode ser uma brincadeira entre as amiguinhas dentro de casa mas quando sai pra a rua a menina deve estar limpa, de cara lavada, porque a infância não precisa de maquiagem.
Maquiar uma criança é transferir para ela valores que não devem ser preocupação de criança: Estou bonita? (sem maquiagem fico feia?!), meu batom tá borrado?, minhas unhas estão bonitas com essa cor?, estou gorda?
E então vemos meninas de 13 anos com cara de mulher e quase anorexicas.
Essas crianças acham "A Bela Adormecida" coisa de criança e já tem as bonequinhas empoeiradas jogadas numa caixa para dar espaço para um grande espelho no quarto com um poster do Juntin Bieber do lado.
Isso é muito triste
Quero muito conseguir proporcionar o ser criança aos meus filhos porque a infância é linda na sua pureza, na sua "molequice" e no rostinho suado de tanto correr e brincar.
Esmaltes, maquiagens, dietas e saltos altos ficam  para mais tarde, cada coisa a seu tempo.

Este post apoia o protesto do Grupo Cria.

3 comentários:

Renata disse...

Amiga Cris, saudade de ti!
É verdade! Concordo plenamente. Acho super saudável as meninas quererem brincar de maquiagem, de pintar as unhas,...mas fazer disso parte do seu dia-a-dia, é lamentável mesmo.
Espero poder passar para a Carolina que ser criança é a melhor coisa da vida e é preciso aproveitar esse momento, pois para outras coisas, existem a vida toda... Um grande Bjos.

Juliana Doerner disse...

O amiga...

Tenho uma enteada ... e amo dexar ela linda... ela é linda sem maquiagem.. mas quando saimos pra algum aniversario ela pede pra estar com os cabelos lisos, pede pra mim passar um gloss, mas é um rosinha bem clarinho... Um blush, tudo quase invesivel... rs... e como vou a cada 15 dias no salão, sempre marco quando ela esta na minha casa, dai a levo para limpar as unhas, dai ela escolhe um esmalte que ela possa usar e sempre escolhe um desenho... Eu nunca pensei da forma que vc falou... porém cuido bastante que ela tenha infancia... mas como sempre amei pintar a unhas e andar arrumada desde pequena, não achei problema dela fazer da forma que falei a vc... Mas cuido pra ela não assistir novelas, essas coisas que poluem a cabeça de uma criança...

.. rs...

Beijos e beijos!

Julia Usui disse...

Oi Cris, eu já havia lido sobre isso e achei um absurdo! Sei que é bem normal as meninas brincarem os salto alto da mãe, mas ainda assim é com pureza de criança, não esse monte de informações que a tv mostra incentivando o consumismo desinfreado.
Concordo plenamente contigo!

bjs