quarta-feira, 30 de março de 2011

Nossos filhos e Deus

Dia desses aconteceu algo inédito. Deixei as crianças na escolinha e sai com a mãe para tomar um café, acreditam?
Desde que as crianças nasceram foi a primeira vez que saímos sozinhas. Convivemos muito, mas sempre com os meus pinguinhos de gente junto! Então foi uma tarde muito diferente e super legal... e no nosso café surgiu um papo mais que cabeça: um papo espiritual.
Esse assunto já tinha ocupado minha mente, já tinha também conversado com o André sobre isso porque a questão espiritual nos meus filhos é algo que tenho certeza  que não pode ser deixada de lado.
Observo que na medida que as gerações passam as pessoas vão ficando menos espiritualizadas e eu mesma sou exemplo disso: Meus avós tinham o hábito de ir na igreja aos domingos, meus pais se conheceram no grupo de jovens da igreja mas já não tinham o hábito de frequentar tanto como os meus avós, logo, eu e meus irmãos na infância pouco íamos a igreja e quando crescemos esse convívio com a religião não era habitual. Lembro que a mãe nos contava a Bíblia, conversava sobre fé, a importância de alimentarmos o nosso lado espiritual, etc.
Mas percebo que as crianças de hoje tem ainda menos orientação neste sentido. Independente da religião de cada um, a formação espiritual do indivíduo é algo importante, algo que dá sustentação, amparo e sentido a vida. Depois de adulta encontrei respostas e me identifiquei com o espiritismo, mas independente da doutrina ou religião que meus filhos escolherem acho importante eles receberem a base que um dia proporcionará a eles fazerem a escolha do caminho espiritual a seguir. E cabe a nós pais proporcionar a possibilidade e o ambiente para os pequenos saberem que existe um Criador de tudo isso, que somos todos filhos de Deus, que a vida é muito mais do que podemos enxergar e até entender.
E a minha dúvida é como proporcionar isso a eles já que eu não tenho o conhecimento necessário para tanto.
Vocês já pensaram nisso?

9 comentários:

Lisa disse...

Oi, Cris, quanto tempo!!! É tanta correria, o trabalho, as crianças, o marido...consigo só de vez em quando 1 tempinho na internet pra mim...Bom,já pensei tb na espiritualidade dos meus 2 gurizinhos, tb sou espírita,então tentar dar esse sentido,sem manipular as coisas,é uma tarefa pra mim.Já levei os 2 pra tomar passe,penso em colocá-los na evangelização quando tiverem idade,e procuro fazer o evangelho no lar;agora eles não prestam muita atenção,mas noto que eles dormem bem mais tranquilos no dia em que faço o evangelho no lar.Acredito que,com o tempo,terei os 2 comigo,à mesa,lendo e opinando sobre o evangelho espírita, se descobrindo e procurando um sentido para o que vieram fazer aqui,fora se aprimorar.Tb não quero criar fanáticos!Hehehe.Mas sim homens conscientes do que fazem e com uma espiritualidade que vai sustentá-los quando precisarem de ajuda na vida.

Ana Carolina disse...

Oi Cris, sou nova por aqui, mas adorei seu blog e estou te seguindo...Esse assunto sobre espiritualidade é muito importante, pois nossos filhos, para enfrentar as dificuldades e perdas da vida, que é fato, acontecerão, precisarão dessa base. Fica tudo muito mais fácil qdo se tem fé em algo superior e acredita-se que esse toma conta de nós...ajuda muito.
Toda minha família é Kardecista, minha mãe me levava na evangelização infantil, participava do grupo joven e ter esse embasamento me ajudou muito a superar a passagem da minha mãe.

Independente da religião, os pais devem sim apresentar Deus aos filhos e fazer disso uma rotina.
Suas crianças são lindas, parabéns.
Depois visita nosso blog: meusmeninosgemeos.blogspot.com

Renata disse...

Oi querida! Que legal essa tua preocupação! Eu também tenho o cuidado de passar isso para os meus.. Cada um tem ao lado do seu bercinho o tercinho de batismo. E todas as vezes que eles pegam o tercinho, eu já digo,... Isso é para agradecer a Jesus, papai do céu e Nossa Senhora por tudo o que temos! E faço o sinal da Cruz,...tadinhos, não devem entender nada ainda, mas aos poucos, a medida que forem entendendo, eu vou explicando,...
Também sou de família católica (e antes de ganhar os bebes, eu frequentava a missa) mas depois,... nao consegui mais..até quero ver se agora consigo deixá-los com meus pais para dar uma escapadinha na igreja... Mas gosto também do espiritismo,.. sei que é contradição, mas creio um pouco em cada uma das duas,.. assim como aproveito muitos ensinamentos budistas para a minha vida,.. acho que tudo é válido, quando Deus está dentro de nós e quando fazemos o bem e fazemos felizes as pessoas...
Quero sim, passar para meus filhos a questão espiritual, inclusive quero que eles freqüentem, quando maiorzinhos a catequese,... e depois eles buscam o que melhor se identificarem... Um grande beijo, Re

Anônimo disse...

Tina,
Teus filhos foram batizados, isto é, adotados por Deus para dentro de sua família. Isso é uma base excelente para começar: lembrando-os do seu Batismo, de como naquele dia especial eles se tornaram filhos de Deus (nós aqui celebramos o aniversário de Batismo todos os anos). E pra eles conhecerem esse Deus-Pai que os adotou, eles precisam ouvir a Palavra de Deus – nesta idade, começando com histórias mais simples da Bíblia. Porque “a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Romanos 10.17). Você pode começar com uma Bíblia para Crianças (veja www.sbb.com.br ou editoraconcordia.com.br), lendo para eles e com eles. Fazer oração (isto é, falar com o Pai celestial) também é um ótimo hábito para desenvolver nas crianças, e não existe nada mais precioso do que ouvir um toco de gente falando com o Papai do Céu (e é assim que Deus se sente a nosso respeito quando falamos com Ele!).
Beijo,
Elisa.

Adriana disse...

Importante sua preocupação com os pequenos. A fé é a base de tudo, é ela que nos sustenta principalmente nas horas de tristeza.

Aqui somos Luteranos, vamos a Igreja todos os Domingos, Giulia adora as musiquinhas da escolinha bíblica, já sabe fazer orações. Meu marido e eu fomos criados assim, então para nós já é uma "tradição". Mas acho que para ter fé, amar a Deus e ser uma pessoa Cristã vc não precisa necessariamente de uma Igreja, temos que ter Deus dentro do coração, com exemplos que vcs dão pra eles dentro de casa. Vale escutar uma histórinha bilica, fazer uma simples oração antes de dormir.
Tenho certeza de que os filhos de vcs serão sempre educados pelos caminhos do bem!

bj

sissi disse...

Acho muito importante desde cedo ensinar-mos os princípios bíblicos aos nossos filhos! agradecer pela vida, pela saude, alimento! enfim faz parte do dia dia! como ouvi dia desses assim como os levamos a escola deveremos os levar até a igreja! um abraço sissi

O mundo da Dani disse...

amiga vc recebeu meu e-mail?
bjus

Carlos Heitor e Maria do Carmo disse...

Cris.. tudo bem????

Com os meus - comprei DVD de Aline Barros e Diante do trono, não sou eveangelica, mais estes DVD's ensinam de uma maneira bem legal a respeitar Deus... beijos...

Patrícia Schneider Regina disse...

oi...aqui somos cristãos, nossa vida tem Jesus no centro...com certeza os pais direcionam os filhos na vida espiritual...as vezes depois eles mudam ou não...mas acho importante o ensinar a Bíblia...usamos esse A Biblia para as crianças para contar as historias biblicas aqui em casa...cantam músicas do Diante do Trono (tem DVDs infantis bem legais , concordo)...enfim...a vida espiritual é importante, Jesus no coração. bjs