
A Camila (mamaetaocupada) fez um post tão importante que ele merece mais do que um comentário, mas mais um post porque é muito válido refletir sobre a alimentação e os hábitos dos nossos filhos.
Lembro que a pediatra não deixava dar Danoninho, bolachinhas e outras guloseimas. Comecei devagar a dar por conta própria. Claro que os pediatras estão certos nos orientando para a alimentação saudável, afinal aparece cada vez mais obesidade infantil, crianças com colesterol alto e hipertensas. Além disso é enquanto são pequenos que eles vão desenvolver ou não um bom hábito alimentar.
Acho que a base alimentar deve ser saudável, no dia-a-dia em casa tem que tem muita fruta, arroz e feijão, verduras e legumes. Sendo assim, nada impede que as crianças tenham contato com as deliciosas e irresistíveis guloseimas industrializadas, afinal nós vivemos na era do fast food e não tem como privar as crianças de brigadeiros e refrigerantes em festinhas infantis, de Mc´Donalds, salgadinhos na escola, etc, etc.
O mais importante é desenvolver o bom senso, é comer de forma saudável e nutritiva em casa para que eles sintam prazer em comer um prato gostoso de feijão com arroz e um suco.
E tem outra coisa muito importante: as crianças tem que correr mais, brincar mais, andar de bicicleta, desenhar e ler para desenvolver a imaginação. Eles tem a vida toda para ficar na frente de um computador ou na frente da TV, se maquiando ou pintando as unhas... não precisa começar tão cedo.
Olhamos para as crianças e eles são adultos em miniatura: gordos, cansados, mal humorados, maquiados.
Sei que isso tudo é uma tendência, mas vou procurar incentivar de todas as formas os meus filhos a viverem a infância como crianças, aproveitando as delícias desse precioso tempo que como tudo na vida também passa.